Parte do retorno das referências dos anos 90, as roupas de cintura alta estão cada vez mais presentes na moda atual, se firmando mais e mais no guardarroupa das meninas.

Mas a verdade é que muita gente cresceu sem nunca ter usado peça alguma de cintura alta – afinal de contas, nas últimas duas décadas, o predomínio foi total da cintura baixa -, e pode acabar tendo dificuldades na hora de incorporar essa silhueta ao seu estilo de vestir. Se identificou? Então relaxa, é pra isso que nós estamos aqui! o/

Vamos te dar hoje algumas ideias sobre como usar calças, saias e shorts de cintura alta, para você se inspirar na hora de montar o próximo look. Bora lá?

Calças

Aqui pode-se ter, basicamente, dois caminhos diferentes. O primeiro deles são as calças retas de cintura alta, que normalmente terminam na altura do ossinho da canela e e tendem a ser mais ajustadas nesta parte. Se feito em tecidos mais clássicos, este modelo pode ser uma ótima opção para o trabalho ou para ocasiões um pouquinho mais formais, quando combinado a blusas mais sequinhas ou camisas ajustadas. Só é preciso ter um cuidado: como encurta o corpo e aumenta o volume dos quadris, esta calça não é recomendada para meninas muito baixinhas ou com quadril largo. De qualquer forma, combinar com salto alto (pode ser plataforma) é uma boa ideia. ;)

O segundo modelo de calça de cintura alta é bem mais democrático: é a flare, que pode ser traduzida como boca-de-sino ou pantalona, e que anda super na moda nas últimas duas estações. Escolha um modelo em jeans para combinar com tudo, use com plataformas e aproveite o fato de que este corte equilibra as proporções do corpo. Se quiser se jogar de vez no clima setentista, combine com camisa jeans e chapéu.

Saias

Saias de cintura alta também podem ser mais justas ou mais amplas. No primeiro caso, é sempre importante combinar com blusas, camisas e camisetas mais soltinhas, sobrepor jaquetas, coletes e lenços – tudo pra evitar que o look fique “piriguete”, com tudo muito colado no corpo. O comprimento pode variar bastante, assim como os tecidos e as estampas, mas independente disso tudo, a saia sequinha de cintura alta é um investimento pra vida. Vai ser sempre um clássico.

Modelos em linha A, godê, com pregas ou com volume são ótimos para quem é mais cheinha ou tem quadris largos. Super ajuda a disfarçar e equilibrar tudo! ;) Nesse caso, a escolha da parte de cima segue exatamente o raciocínio inverso ao modelo anterior: dá pra se jogar nas blusinhas justas e até nas cropped shirts sem medo de exagerar. Mas as mais soltinhas não estão proibidas, viu? Basta marcar a cintura com um cintinho e dar toques femininos ao look.

Shorts

Nesse caso, é bem importante preferir os modelos mais larguinhos – ou então correr para o outro extremo e se jogar nas hotpants. Agora, vamos combinar uma coisa: shorts colados no corpo e com cintura alta estão proibidos, ok? O resultado costuma ser beeem vulgar. Para evitar essa vibe, combine com blusas, camisas e casaquinhos mais clássicos, ou com peças bem delicadas e femininas, pra fazer aquele contraste lindo. Fica a dica!

Ah, um ponto básico mas que não custa repetir: calças, shorts e saias de cintura alta são feitos para serem usados com a blusa para dentro, justamente para valorizar a cintura. Usar com a blusa para fora vai fazer você jogar todo o potencial da peça fora. Não desperdice!