Se você não tá ligado no nome, temos certeza de que conhece a peça, e no mínimo já deve ter visto ela por aí. A parka (ou parca, numa versão aportuguesada), é um tipo de casaco impermeável, uma espécie de jaquetona com comprimento entre o quadril e os joelhos, amarração na cintura, capuz e bolsos utilitários, emprestada diretamente do vestuário militar.

Ela voltou à moda justamente porque o militarismo também anda em alta – mais uma vez. Mas a verdade é que a parka sempre esteve por aí, em idas e vindas, porque é um clássico que vem lá dos mods britânicos dos anos 1960, que usavam a versão mais tradicional, em verde militar, com o escudo da Royal Air Force (a força aérea britânica) bordado, para recordar o valor de seus pais, combatentes na II Guerra Mundial. Dá pra ver bem esse uso histórico da peça no filme Quadrophenia, dirigido pelo The Who e inspirado no álbum homônimo da banda, de 1973.

Originalmente, a parka foi inventada pelos esquimós, e era chamada também de anorak. Com o tempo, as duas peças foram evoluindo de formas ligeiramente diferentes, e hoje existe uma penca de modelos de casacos deste tipo, sempre ligados à moda do momento. Hoje, por exemplo, a parka verde militar é que está mais em alta, mas é possível encontrar versões em várias outras cores.

Para os homens, dá pra fazer um estilo bem casual:

…ou mais arrumadinho.

Já pras mulheres, a combinação com jeans e botinha de amarrar é um básico super charmoso.

Com legging preta ou calça de couro e botas pesadas, fica super rock ‘n roll.

 

E também dá pra usar com vestidos, saias e shorts curtinhos, quando o clima estiver mais quente.

Quem vai nesse militarismo trends?