Esta já é, sem dúvida, a tendência mais forte e mais confirmada para o outono/inverno 2012: o gótico está de volta, atualizado, e com força total. Portanto, espere nos próximos meses muito preto, pontuado por vermelho, roxo e branco, couro, rendas, veludos, e muitas transparências, como já falamos recentemente.

Pra quem se perdeu na história, o estilo gótico vem lá da Idade Média, tendo surgido em meados do século 12 na França. Embora tenha sido principalmente um movimento cultural e artístico, marcado pela arquitetura, ele teve características sociais, políticas e, sobretudo, religiosas muito presentes. Foi nesta época que começaram as ser construídas as grandes catedrais, por exemplo – maiores referências que todos temos do estilo gótico, como a Notre Dame, de Paris.

E foi justamente essa a inspiração do desfile de Reinaldo Lourenço na última São Paulo Fashion Week, em janeiro. Sua coleção de inverno 2012 partiu dos desenhos da Catedral de Notre Dame e é provavelmente a mais gótica da temporada.

Mas não foi só ele. As marcas internacionais já estavam desde o ano passado apontando para este caminho, que sai do “dark” puro e encontra referências fetichistas e formas ora futuristas, ora retrô, como nas golas com babados.

Mas como a moda nunca anda sozinha, esta tendência tem tudo a ver com a personagem Lisbeth Salander, do filme Millennium – Os homens que não amavam as mulheres, interpretada pela atriz Rooney Mara. Seu visual é uma referência total no momento.

Então, pode confiar que o gótico ainda vai andar por aí por um bom tempo. Se você curte o estilo, só tome cuidado para não sair “fantasiada” – isso pega muito mal! Melhor montar um look com referências mais sutis e delicadas, como na escolha dos materiais e das formas. Fendas e recortes tem tudo a ver com este estilo, assim como os tecidos esvoaçantes. Ah, e não esqueça do crucifixo!