Impossível não começar essa nova session com um filme que não seja Singles – Vida de Solteiro (1992). Porque ele representa o marco da geração rock dos anos 90, quando o grunge invadiu o mundo com suas camisas de flanela. Rodado em Seattle, e dirigido por Cameron Crowe, jornalista que trabalhou anos como crítico da revista Rolling Stone, o roteiro aborda o comportamento juvenil, sua busca por sexo, romance, rock e outras coisas.

O filme tem influência direta na chamada Geração X, mostrando jovens mais adultos do que os adolescentes mostrados nos anos 80, recebendo inúmeras cópias menos cotadas. Através do personagem de Matt Dillon, mostrou uma cidade infestada de músicos querendo o sonho dourado, e como elemento fundamental, a trilha sonora alavancou a importância do filme, com Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam, Mudhoney, Screaming Trees e outras bandas grunge.

A ausência do Nirvana se explica pelo sucesso da banda ter rolado apenas depois da produção do filme. Como curiosidade, na cena abaixo aparecem Eddie Vedder, Stone Gossard e Jeff Ament (todos do Pearl Jam), integrantes com Matt Dillon da banda fictícia ‘Citizen Dick’. Indispensável pra quem curte rock. Veja e reveja.